A Defensoria Pública de Santa Catarina, núcleo Joinville, através da defensora pública Juliane Schlichting, participa do Seminário Acolhendo Demandas e Construindo Caminhos.

O evento é uma realização da Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Assistência Social (SAS), em parceria com o Poder Judiciário de Santa Catarina, Comarca de Joinville, e Defensoria Pública Estadual, e está agendando para acontecer no dia 11 de outubro.

O Seminário é gratuito e acontecerá na sede da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB Joinville (rua Amazonas, 46), das 8h30 às 16 horas.

Em sua primeira edição, o Seminário vai reunir técnicos que atuam na rede de atendimento da SAS, e profissionais de órgãos do Poder Judiciário como Ministério Público Federal e Estadual; Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso (DPCAMI); núcleos de práticas jurídicas das faculdades de Direito de Joinville; e órgãos municipais como SAS, Secretaria de Educação (SED) e Secretaria da Saúde (SES). Também há vagas disponíveis para o público em geral.

O objetivo do evento é promover a integração de práticas colaborativas; divulgar os serviços ofertados na rede socioassistencial e na defesa de direitos da área da família; fomentar novas práticas colaborativas de resolução de conflitos; minimizar a judicialização das relações sociais.

Os órgãos envolvidos no evento participarão de painéis e apresentarão os serviços que oferecem, os procedimentos e as formas de acesso para os usuários.

A ideia é promover a integração e divulgar os serviços para que a rede se conheça, saiba como cada órgão está atendendo o usuário e, com isso, minimizar a judicialização de processos que poderiam passar por mediação.

Além de reduzir o envio de casos para o Poder Judiciário, o conhecimento dos serviços ofertados em cada órgão, garante melhor qualidade de atendimento ao usuário, bem como otimização do trabalho dos profissionais que atuam na rede.   Entre os profissionais que participarão do Seminário estão advogados, assistentes sociais, psicólogos, pedagogos, terapeutas ocupacionais, policiais, promotores defensores e técnicos da rede.

As inscrições podem ser feitas pelo site da Prefeitura de Joinville (https://www.joinville.sc.gov.br/eventos/inscricao-seminario-acolhendo-demandas-e-construindo-caminhos-17-09-a-04-10-2019/) até o dia 4 de outubro. A expectativa é que o evento reúna cerca de 300 pessoas, sendo que para cada órgão participante há um número limitado de vagas.

Valquiria Guimarães

Assessora de Comunicação