Até o momento, mais de 18 mil atendimentos foram registrados pela Defensoria Pública de Santa Catarina em Joinville. Ou seja, 18.930 mil pessoas, que precisavam de orientação ou assistência jurídica gratuita buscaram a DPESC em Joinville em 2019. Deste contingente, como explica o defensor público Djoni Luiz Gilgen Benedete, a principal demanda é na área da família com 5.271 mil ações ajuizadas até agora pela Defensoria Pública de Santa Catarina. Outra área muito procurada é a cível, que correspondeu a 1.905 mil ações.

Conforme Relatório de Estatística e Produtividade da Corregedoria-Geral da Defensoria Pública de Santa Catarina, às áreas cível e da família correspondem a mais de 64% dos atendimentos da Defensoria Pública de Santa Catarina.

Como explica o defensor público, em Joinville a Defensoria Pública atende todas as áreas da Justiça Estadual em primeira instância. “ Família, cível, infância e juventude, saúde, registros públicos, consumidor, educação  “, disse. Em Joinville, a média é de 60 atendimentos diários.

Ele ainda informa que os principais desafios para 2020 é justamente aproximar a Defensoria Pública da população carente de Joinville. “  Divulgar, cada vez mais,  os serviços da instituição para facilitar o ingresso e o atendimento do assistido”, afirmou.

Ainda pelo Relatório, até setembro deste ano em todo o Estado foram contabilizados 481 mil atos pela Defensoria Pública de Santa Catarina. Atos praticados representam os atendimentos, petições,  audiências, conciliações, etc..

Valquiria Guimarães

Defensoria Pública de Santa Catarina